Depressão; ponto e virgula

15:57




Após ler “ Estive aqui” de Gayle Forman, onde o tema central do livro é o suicídio da personagem Meg, decidi fazer uma postagem  sobre o tema, alias eu já passei por algo parecido com o que os pais dela passaram, minha mãe a uns anos atrás teve umas crises depressão e passamos por uns bons bucados então achei bacana fazer uma postagem  para quem sofre ou conhece alguém que sofre de depressão .
Como sabemos (ou não) depressão é um distúrbio mental que assim como qualquer doença das mais graves pode levar a morte.  Os sintomas podem ate parecer claros para nós porem nem sempre conseguimos identificar de cara a depressão em alguém próximo ou em nós mesmos.  Os sintomas são, tristeza, baixa auto estima, pessimismo e muitas vezes acabam vindo tudo de uma vez derrubando qualquer pessoa. Não é simples conviver com uma pessoa com  depressão, ver a dor e angustia do próximo e não poder fazer nada concreto para ajudar machuca também que esta junto.
A depressão é a grande causa para auto-mutilação e suicídio em todo o mundo , e o Brasil esta entre os principais países com maior numero de suicídio do mundo.  Nós não escolhemos ter esse tipo de doença, ela simplesmente acontece, e então temos dois caminhos a tomar, nos entregar a doença ou buscar ajuda.
Lembro que quando minha mãe adoeceu meu pai não teve psicológico para ajudar a cuidar dela, e então ele foi embora de casa, no começo eu o julgava muito pela atitude dele, mas ai descobrimos que ele também tinha depressão.  Sim, minha mãe e meu pai.
Minha mãe chegou a ponto de tentar suicídio, foi a pior cena da minha vida, chegar em casa e encontrar minha mãe caída no chão, eu que sou super magra tive que criar forças mandadas por Deus pra levanta-la e coloca-la na cama, entrei em desespero mas busquei ajuda.
Depois disso fomos cada vez mais em busca de ajuda, psicólogos, psciquiatras e ate o que mais nos ajudou hoje, o centro espirita.   Essa doença pode sim ser associada a doença da alma, pois se uma alma não esta em paz como podemos viver em paz?
Foram varias crises sabe, ela não podia ficar sozinha que cortava o cabelo, se cortava e se bobiar tentava suicídio de novo.
Ela não esta totalmente curada , mas podemos dizer que 80% ela esta bem, já consegue viver normalmente no trabalho, em casa e esta ate mais sociável.  Enquanto eu passava por tudo isso dentro de casa, associado ainda a o fim do meu namoro, muitos no colégio onde eu estudava me julgavam por não falar com ninguém, me julgavam pelo meu físico, mas poucos sabiam o que realmente eu passava.  Doi muito ver pessoas que você ama em situações como essa, então busquem sempre conversar com familiares, saber como estão ou se notar algo de diferente ofereça ajuda. E o principal, se você vem tendo crises de depressão busque ajuda.
Devido ao grande numero de pessoas com depressão e pensamentos suicidas, uma jovem que o pai se suicidou decidiu criar uma campanha que vem dominando o mundo chamada : “ Project Semicolon”   ou “ projeto ponto e virgula”.


Esse projeto tem como objetivo mostrar para pessoas com depressão que não é o fim ainda, e não tem necessidade de por um ponto final na vida.  Quando um autor não quer dar um fim a sua frase ele utiliza, a tatuagem ponto e virgula tem como proposito mostrar que na vida nem tudo é um ponto final, que podemos colocar um ponto e virgula e continuar. 



JULIANA ITO

You Might Also Like

0 comentários

obrigada por seu comentário, e seja bem vindo ao blog
"Os centímetros a menos"