Elegancia moderna a la Chanel

21:37




 Nos dias de hoje toda mulher sabe quais sao as peças chaves para ser elegante com o básico, a moda que temos hoje ja vem de tempos passados por grandes nomes da moda mundial, peças que usamos para uma festa, um casamento e uma entrevista de emprego, muitas dessas peças vieram de um grande nome da moda, a estilista francesa Coco Chanel. 

Para que possamos conhecer as peças chave da moda , é necessario conhecer um pouco da historia de sua criadora : Gabrielle Bonheur Chanel ou apenas Coco Chanel como é conhecida mundialmente.  Nascida em 19 de agosto de1883 em uma cidade interiorana da França, na pequena vila de Saumur . Trabalhou como balconista em uma loja de tecidos onde aprendeu a costurar perfeitamente e durante a noite trabalho como cantora para um cabaret, onde ganhou o apelido de "Coco Chanel" por cantar a musica "Qui qu’a vu Coco”.
   Coco era uma jovem que não acreditava muito no amor, em 1913 se envolveu com um militar chamado Arthur  Capel com quem passou a morar e foi apresentada a sociedade.
  Chanel nunca foi uma jovem comum e se recusava a usar roupas todas enfeitadas como a das jovens de sua epoca, por isso costumizava suas proprias peças, muitas delas usando roupas masculinas, começando então suas criações mais famosas. 
Durante sua vida Chanel mudou a moda feminina e suas peças mais famosas perduram até hoje o guarda roupa feminino, Chanel morreu aos  81 anos em 1971. 



A moda de Coco Chanel


O terninho 


Cena do filme "Coco antes de Chanel"


Até final do século 19 mulheres usavam apenas vestidos,  espartilhos apertados e chapéus enfeitados. Porém a jovem Chanel mudou o conceito de moda para as mulheres.

Para montaria as mulheres usavam saias longas e casacos, porém a jovem Chanel apareceu em um dia usando calça masculina e seu casaco para montaria, mostrando as damas como era mais pratico e poderia continuar a ser elegante.  A moda pegou e com o tempo muitas mulheres da alta sociedade aderiram firmemente a essa moda.  Neste momento surge o famoso “terninho”.  Calças semelhantes as masculinas e ternos com um com um corte mais delicado.
Lembrando: terninho não é o mesmo de Tailleur. 


Tailleur 


               
Chanel na frente de sua loja na Rue Cambon nº 31 


Mais a diante seguindo esta mesma moda Coco Chanel cria um modelo de terninho mais feminino, ao invés de calça foi substituído por saias até a altura do joelho. A criação desta peça não fez com que o “terninho” deixa-se de ser moda. Estas duas peças são coringas para    a mulher em eventos formais e entrevistas de emprego.


Estilo Marinheira 


Foto de Coco Chanel 


Uma das peças mais charmosas da moda teve como criadora também a estilista coco Chanel , o estilo marinheira é composto por uma peça branca com listras na sua maioria azul em suas varias tonalidades. Usado por Chanel na década de 20 ,continua sendo moda até hoje  e alguma vez você já usou, para as magrinhas a peça é uma pedida, pois da um ar de volume , já para as  gordinhas é necessário um certo cuidado ao escolher o tipo de listra oferecida pelo tecido. 


Little Black Dress ( Pretinho básico) 

           
Audrey Hepburn em " Bonequinha de luxo"

A peça mais famosa do guarda roupa feminino, o pretinho básico serve pra qualquer hora do dia,noite ou ocasião.   A história dessa peça começa em 1926 quando a revista Vogue publica uma foto da nova criação da estilista Coco Chanel. Porém por ser a véspera da segunda guerra mundial, a peça volta com tudo nos anos 50  e nos anos 60 fica eternizado pela bela Audrey Hepburn no filme “ Bonequinha de luxo”, acompanhado por luvas e perolas. 


Sabemos então que a moda de hoje não  vem de agora,  muitas coisas que achamos que não peças apenas básicas, são grandes invenções da moda, uma grande mudança do conceito da moda feminina transformando o delicado em uma mulher com presença e seriedade.  


Juliana Ito 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Adoro muito a história da Coco chanel ela é uma musa grande inspiração para vida e para o meu blog.
    Beijocas!

    www.vitoriamartini.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coco Chanel foi uma mulher incrivel para a moda *_*, que bom que gostou fique a vontade e sinta-se em "casa"

      Excluir

obrigada por seu comentário, e seja bem vindo ao blog
"Os centímetros a menos"